Por que optar pelo aluguel de andaimes?
- 456 Views
- Redação RS
- 8 de fevereiro de 2021
- Casa
Cada vez mais, empresários da construção civil – práticos e focados em resultados – têm optado pelo aluguel de andaimes, ao invés de adquirir o dispositivo para a realização de suas obras.
Eles o fazem por uma razão: seu negócio não é comprar, fazer a manutenção e estocar equipamentos de construção civil. Seu negócio é fazer construções.
Ou seja: eles trabalham com o propósito de edificar prédios, casas, conjuntos habitacionais, condomínios residenciais e/ou comerciais, galpões industriais, shopping centers, pontes e viadutos, estradas e túneis.
Para tanto, é claro, precisam de andaimes (e muitos outros equipamentos próprios da construção civil) para seu uso – mas não para sua posse. Daí que resulta muito mais em conta, para tais empreendedores, alugar um andaime, por exemplo, ao invés de comprá-lo.
A opção por alugar um andaime tem, portanto, dois lados: um é a praticidade (usa-se o apetrecho enquanto ele é necessário, depois basta devolvê-lo e encerrar o contrato de locação), e o outro é a economia (sai muito mais barato alugar, por um período determinado, um andaime do que gastar uma grande quantia o comprando).
Por sinal, andaimes são aparelhos ecléticos, com diversos usos e aplicações. Vamos listar alguns, apenas para que você faça uma ideia a respeito:
- Manutenção predial e industrial;
- Obras de reforma;
- Pintura de fachadas;
- Estruturas tubulares;
- Revestimento de edificações;
- Troca de lâmpadas em postes públicos etc.
Por que investir em aluguel de andaimes?
Para a instalação de um andaime, deve-se antes preparar e nivelar o solo, para que ele dê apoio ao andaime, e verificar a capacidade de resistência de tais equipamentos às cargas que serão neles colocadas.
Convém evitar a montagem de andaimes próximos às instalações da rede elétrica pública.
Um andaime deve ter sua altura máxima respeitada; não se deve utilizar escadas, caixotes ou outros improvisos no topo da torre visando aumentar seu alcance. Isto vai contra as normas de segurança do trabalho.
Bons andaimes usam ferro, aço e madeira de ótima qualidade. No caso das madeiras empregadas, elas não devem conter nós ou rachaduras.
A instalação de qualquer apetrecho que tenha por objetivo içar materiais com o uso do andaime deve ser feita de modo a não comprometer a segurança de tais estruturas, e nem tampouco sua estabilidade.
O que é necessário para a utilização de um andaime?
Afora estes procedimentos de segurança básicos, é interessante observar que existem alguns mecanismos auxiliares a todo andaime, os quais podem ser fornecidos pela empresa que alugará o equipamento para o construtor.
São eles:
- Sapatas fixas – Usadas visando fornecer maior estabilidade ao andaime, além de prevenir danos ao piso onde ele está apoiado;
- Rodas de borracha – Empregadas visando deslocar o andaime sem a necessidade de desmontá-lo. São fornecidas junto com quatro ligações, das quais duas precisam ser usadas em baixo e duas em cima, de forma a travar o andaime, evitando sua abertura;
- Pranchões de madeira – Recomenda-se o emprego de pranchões de madeira para dar maior segurança ao andaime, ao invés do uso de ripas ou sobras de madeira;
- Sapatas reguláveis – Usadas visando nivelar a torre de andaime quando o piso não for regular e/ou plano.
Enfim, para o empreiteiro ou construtor, mostra-se muito mais eficaz a estratégia de alugar um andaime ao invés de comprá-lo – toda a experiência na construção civil até hoje acumulada demonstra isto. Tome esta decisão inteligente você também.
Gostou do nosso conteúdo sobre aluguel de andaimes? Leia também: Como se sair bem na gestão de negócios durante a pandemia?
- Aprenda a cuidar bem dos seus dentes em casa - RS Casa em Flúor dental: entenda os principais benefícios
- Flúor dental: entenda os principais benefícios - Revista em sua Casa em Procedimentos estéticos e a odontologia
- 8 benefícios de ter um site imobiliário - Revista em Sua Casa em Dicas de como empreender na internet
- Marketing Business to Business: o que você precisa saber em Dicas de como empreender na internet
- O câncer de pele pode voltar? - Revista em Sua Casa em Descubra quem não pode fazer rinoplastia