Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?
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- Redação RS
- 5 de fevereiro de 2021
- Negocios
Como funciona a Carteira de Trabalho Digital? Saiba o que é, por que o documento foi substituído pela versão digital, quais as suas vantagens e como efetuar o seu cadastro para começar a verificar suas informações laborais pelo aplicativo.
Você já deve ter ouvido muitas vezes que os processos no Brasil são muito burocráticos e que acabam trazendo maiores custos, tanto para empresas, quanto para seus funcionários ou clientes, o que prejudica e atrasa diversos processos, principalmente, no setor trabalhista.
Pensando nessa realidade, a Carteira de Trabalho Digital foi elaborada para otimização, facilidade e segurança de informações trabalhistas para empregadores e contribuidores. O processo de digitalização dos dados da CTPS é seguro e prático, muitas empresas estão adotando o mesmo em seu RH.
Confira a seguir como funciona a Carteira de Trabalho Digital, vantagens e como fazer a sua:
Como funciona a Carteira de Trabalho Digital
A CTPS – Carteira de Trabalho é um documento obrigatório que deve ser utilizado de acordo com as Consolidações de Leis Trabalhistas (CLT). Por muito tempo, este documento foi utilizado na forma analógica e causou muita dor de cabeça para empregadores e funcionários, mas com sua versão digitalizada, muitos processos podem ser otimizados e facilitados.
É importante ter em mente que a Carteira de Trabalho Digital não é uma versão escaneada do documento em papel, mas de um sistema eletrônico que permite identificar a vida laboral de colaboradores e seus vínculos profissionais com empresas. No caso, ao realizar o cadastro no aplicativo e site do Governo Federal, o cidadão pode ter acesso as informações cadastradas na base de dados da Previdência Social.
O uso da Carteira de Trabalho Digital foi oficializado pela portaria nº 1.065 em setembro do ano de 2019.
Apesar de o uso da Carteira de Trabalho Digital ser realizado atualmente, é importante que a CTPS em papel não seja descartada, pois ainda não são todas as empresas que estão utilizando a versão atualizada, além disso, deve ser mantida por motivos de segurança.
O principal objetivo da nova versão do documento, de acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), é o de modernizar e facilitar o acesso das informações laborais de trabalhadores, ou seja, as informações são mantidas de forma segura no sistema para serem acessadas rapidamente sempre que necessário.
Quando a Carteira de Trabalho Digital é utilizada?
Assim como a CTPS de papel, a versão digital é utilizada para conferir informações sobre a vida laboral do trabalhador, além de:
- Informações sobre função, contratos temporários, jornadas de trabalho;
- Garantir o acesso a benefícios como seguro-desemprego, auxílios da previdência e Fundo de Garantia – FGTS;
- Regulamentar o emprego dos cidadãos, garantindo o direito as leis trabalhistas.
- Entre outros.
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Como fazer a Carteira de Trabalho Digital
Esse é um projeto antigo, inclusive, o aplicativo CTPS foi criado em 2017, mas liberado para acesso somente em 2019, com a publicação de que a versão digital poderia substituir a de papel.
Esse aplicativo cruza dados do Governo com informações enviadas para o sistema e-Social pelo empregador, bem como, férias, contratos, ajuste salarial, etc. O mesmo pode ser instalado em smartphones Android ou iOS, mas para realizar o acesso, antes é necessário realizar um cadastro no portal Gov.br.
Para isso, você deverá acessar o portal, selecionar a opção “criar conta” abaixo dos campos para login que aparecem na página inicial, informar os dados solicitados, seguir os passos instruídos na tela de seu dispositivo e criar uma senha.
Se não conseguir realizar o cadastro da senha, basta ir até uma agência ou caixa eletrônico do banco Caixa ou Brasil e criar sua conta.
Em seguida, basta realizar o Download do aplicativo:
Carteira de Trabalho Digital para Android
Carteira de Trabalho Digital para iOS
Para ter acesso as suas informações laborais, solicitar seguro-desemprego, ano de contratação, décimo-terceiro, entre outros, basta efetuar o login informando o número do seu CPF/CNPJ e senha cadastrada no portal Gov.br.
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