Com a chegada das primeiras academias na década de 80, no formato mais antigo das que temos hoje, iniciou-se um novo estilo de praticar exercícios físicos – os treinos, com foco em definir os tecidos musculares do corpo. No entanto, logo se percebeu que para alcançar um bom resultado em um treino de academia, não bastava vestir a roupa adequada, eram necessários alguns cuidados especiais no pré-treino, durante e depois de malhar. Afinal, logo se percebeu que os cuidados no pré-treino eram parte essencial para a saúde do corpo em geral, prevenindo efeitos indesejáveis e/ou incidentes musculares e ainda potencializando a eficácia dos exercícios.
Ainda sem perceber o que definimos hoje como autoestima corporal, desde os tempos antigos, o homem percebeu a importância do desenvolvimento físico, como complemento ao desenvolvimento intelectual. De lá para cá foram muitas as evoluções no campo da educação física.
Cuidados essenciais no pré-treino
Os atletas, aos poucos perceberam que ao se exercitarem fisicamente, a temperatura do corpo aumentava muito, levando-os muitas vezes ao súbito de mal-estar ou até a fatalidade, por conta de desidratação. Com o tempo o homem entendeu a importância da água como método preventivo de incidentes corporais, na prática das atividades físicas.
Quanto mais tempo de exercício, mais quente fica o organismo. Automaticamente o corpo sua, como forma de resfriamento. No suor são expelidos alguns eletrólitos, como o sódio do corpo, o que pode resultar em uma série de alterações e desconforto. Por isso, é tão importante o consumo de água adequado, no pré-treino, durante e depois de malhar.
- De acordo com especialistas de atividades físicas, essa é a quantidade ideal de água:
- Consumir de 400 a 600 ml de líquidos de 2 a 3 horas antes do exercício;
- Consumir de 150 a 300 ml cerca de meia hora antes;
- Consumir de 200 a 300 ml a cada 15 minutos, durante o exercício.
Considerar o que comer antes do treino é tão importante quanto à hidratação. O ideal é consumir carboidratos mais leves como a batata-doce, tapioca, mandioca e frutas. As proteínas leves também são bem vindas: frango, atum, peito de peru e ovos são algumas opções.
Além da água para hidratar, hoje é possível contar com produtos específicos para potencializar melhores resultados na academia. Se o foco é em emagrecimento, o suplemento ideal para esse objetivo são os produtos termogênicos, que na sua maioria possuem cafeína em sua base.
O princípio da cafeína no pré-treino é auxiliar na disposição física, aumentar o foco, favorecer a queima de gorduras e é bastante agradável para ingerir com água. A nova geração dos termogênicos apresentam em sua base o óleo de coco, que além da facilitação de energia, possui também ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
Com a correria do dia a dia, muitas vezes não é possível ter aquela refeição adequada no pré-treino. No entanto, é possível contar com suplementos compostos por carboidratos e vitaminas. Associados às proteínas, esses produtos potencializam ainda o ganho de massa muscular saudável. Hoje existem proteínas variadas, beneficiando efetivamente melhores resultados nas academias: a isolada, hidrolisada, concentrada, sem lactose, caseína, proteína de carne.
Além das proteínas, há diversos tipos de suplementos para quem treina atualmente. Entretanto é recomendável montar o seu treino com um especialista, que também poderá orientar adequadamente o suplemento ideal para você.
Uma dica para as mulheres é complementar o suplemento, com a linha de produtos polivitamínicos como: colágenos, chás, temperos especiais, cromo e ômega 3. Afinal, estes produtos são apropriados para ambos os sexos, no entanto, especiais para o organismo feminino.
Além da suplementação, outros fatores devem ser considerados
1- O que vestir e o que calçar
Roupas confortáveis, com tecidos que propiciem uma melhor respiração da pele são as mais indicadas para a prática de exercícios na academia. Importante também que tenha uma boa aderência ao corpo, pra não atrapalhar os movimentos.
Quem nunca foi em uma festa com um sapato desconfortável e quis embora por conta daquela dor no pé? Na academia, esse resultado pode ser ainda mais devastador. Um tênis apertado ou desapropriado pode machucar o pé e impactar até mesmo o próprio corpo. Para cada treino existe uma opção mais adequada de tênis para malhar.
Atente-se para o seu tipo de exercício. Existem as opções específicas para atividades aeróbicas e de impacto. Já se o seu foco são exercícios moderados, há uma vasta diversidade. Para as mulheres, há ainda as botinhas de academia, adequadas para um treino leve e vai agradar as mais vaidosas das mulheres.
Há diversos estilos disponíveis de tênis para todos os tipos de treinos. Antes de escolher o modelo ideal para você, é indicado considerar o amortecimento, a resistência, a versatilidade e o custo benefício. O tênis é o que possui a maior variante de preços no universo dos calçados.
E para quem vai levantar peso maior no treino, o uso de uma luva apropriada também é essencial para o cuidado com as mãos.
2 – O aquecimento e o alongamento corporal
O corpo no estado de repouso precisa ser preparado para entrar no processo anaeróbico ou aeróbico do exercício. Tanto um aquecimento no pré-treino e o alongamento são essenciais, para diminuir o risco de lesões e algum provável desconforto depois de malhar, devido ao acúmulo de ácido lático no decorrer dos exercícios. Já o alongamento aumenta o fluxo de sangue para os músculos, preparando melhor o corpo para a ação aeróbica do corpo.
Observados todos os cuidados no seu pré-treino, música é outro item importante que pode favorecer muito o seu momento de malhar. O cérebro humano possui ondas cerebrais Delta, Theta, Alfa, Beta e Gama.
Ao ouvir uma adequada música para treino, você pode acionar as ondas Gama, que possuem de 25 a 100hz de frequência, proporcionando impulsos de bem-estar e até sensação de felicidade. Por isso, aproveite os canais de streaming disponíveis como Spotify e crie uma playlist para treinar com suas músicas favoritas.
E não se esqueça de que a música precisa ter um ritmo dinâmico, ser agradável e despertar seu estado de motivação.
Com todas essas dicas, seu treino terá mais retorno e os resultados serão mais fáceis de conquistar.
Agora é só escolher o melhor suplemento para o seu treino e correr (literalmente!) atrás do corpo dos sonhos.