6 principais dúvidas sobre doação de óvulos
- 771 Views
- Redação RS
- 12 de maio de 2021
- Saúde
A doação de óvulos, também chamada de ovodoação, é um tratamento de reprodução humana pelo qual uma mulher infértil recebe óvulos de uma doadora de forma a conseguir a concepção para realizar o sonho da maternidade.
Existem diversas regras relacionadas à doação de óvulos no Brasil, sendo fundamental conhecer e esclarecer as dúvidas antes de recorrer a esse tratamento.
Como funciona a doação de óvulos?
A doação de óvulos deve ser realizada em clínicas de reprodução humana devidamente autorizadas a realizar as etapas envolvendo esse tratamento. O primeiro passo consiste em uma avalição da saúde e a da fertilidade da candidata à doação. Os passos seguintes incluem:
- indução da ovulação: a doadora passa pela estimulação ovariana pode meio de medicação visando o amadurecimento de mais folículos durante o ciclo;
- coleta dos óvulos: entre 6 e 14 dias após a indução realizam-se exames para monitorar a evolução e quando ela está no período adequado ocorre a coleta dos óvulos por punção;
- fecundação e transferência embrionária: utilizando o espermatozoide do parceiro da receptora ou sêmen doado é feita a fertilização em ambiente laboratorial e, posteriormente, a transferência do embrião para o útero da receptora após preparo endometrial.
Essas etapas são realizadas com assistência médica especializada de forma que a doadora de óvulos tem todo o suporte de saúde, mas também emocional para o procedimento.
6 dúvidas sobre doação de óvulos
A doação de óvulos é recomendada para casais nos quais a mulher não tem óvulos viáveis para concepção, por exemplo, em decorrência de idade materna avançada, menopausa precoce ou retirada dos ovários.
-
Quem pode doar óvulos?
A doação de óvulos pode ser feita por mulheres entre 18 e 35 anos. Também são solicitados exames médicos para confirmar um histórico genético saudável, inexistência de doenças transmissíveis e saúde reprodutiva. Solicita-se ainda avalição psicológica para garantir que a paciente está emocionalmente bem para doação.
-
Quem pode receber óvulos doados?
No Brasil, a ovodoação pode beneficiar mulheres com mais de 40 anos, em casos de menopausa, falência ovariana ou abortos de repetição relacionados com doenças genéticas do óvulo.
Também é permitida a doação de óvulos para tratamentos de reprodução humana para casais homoafetivos masculinos.
-
Qual a duração do tratamento para doação?
Para a doadora, após as etapas de avaliação médica e exames, o tratamento de doação tem duração aproximada de 10 a 14 dias entre a indução ovariana e a coleta dos óvulos.
Para a receptora, o tratamento tem duração entre 12 e 15 dias entre o início da preparação uterina e a transferência embrionária.
-
Posso escolher a doadora?
Um dos aspectos mais importantes da legislação sobre doação de óvulos refere-se à necessidade de anonimato e sigilo em todo o processo. Dessa forma, a doadora não pode saber para quem os óvulos serão doados, da mesma forma que a receptora não pode conhecer a identidade da doadora.
-
Posso receber pagamento para doar óvulos?
Outro elemento central é que a doação de óvulos deve ser voluntária e altruísta, sendo proibida a remuneração econômica por essa ação.
A forma de ter benefício com a doação é apenas por meio da doação compartilhada de óvulos, na qual a doadora tem o tratamento de reprodução humana custeado pela receptora, mas a doação continua anônima, com o intermédio sendo realizado totalmente pela clínica.
-
A doação de óvulos dói?
A doação de óvulos é indolor, e a coleta dos óvulos é realizada com anestesia, de forma que a doadora não sente desconfortos, mas é recomendado repouso nos dias seguintes. No caso da receptora, o processo também não gera dor na fase de transferência do embrião.
Portanto, a doação de óvulos é um tratamento de reprodução seguro e confiável desde que as diversas diretrizes sejam seguidas pelos pacientes e médicos.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Saiba como funciona a gravidez com doação de embrião
- Aprenda a cuidar bem dos seus dentes em casa - RS Casa em Flúor dental: entenda os principais benefícios
- Flúor dental: entenda os principais benefícios - Revista em sua Casa em Procedimentos estéticos e a odontologia
- 8 benefícios de ter um site imobiliário - Revista em Sua Casa em Dicas de como empreender na internet
- Marketing Business to Business: o que você precisa saber em Dicas de como empreender na internet
- O câncer de pele pode voltar? - Revista em Sua Casa em Descubra quem não pode fazer rinoplastia