Dicas de como empreender na internet
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- Redação RS
- 26 de outubro de 2020
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- Negocios
A crise econômica e a falta de oportunidade no mercado de trabalho fez com que muitas pessoas tomassem uma decisão: começar a empreender na internet.
O empreendedorismo pode ser a chave para conquistar um espaço no mercado e também se sobressair perante concorrentes. Entretanto, não basta apenas ter uma ideia brilhante de um negócio. Existem diversos fatores que influenciam positivamente – ou não – a tomada de decisões e o planejamento estratégico.
Vivemos em uma sociedade dominada pela conectividade. A evolução tecnológica fez com que empresas e negócios tivessem que se adaptar a realidade do mundo virtual. Ou seja, aqueles que não estão presentes na internet, acabam ficando para trás.
Assim, como dito anteriormente, uma ideia brilhante não é o suficiente para se conquistar o tão sonhado sucesso. Existem diversas ferramentas e estratégias que auxiliam neste processo e é imprescindível que um negócio ou empresa tenha um espaço na internet.
Por conta disso, mostraremos algumas dicas de como empreender na internet e se sobressair em qualquer ramo de atuação. Continue lendo este conteúdo para saber mais!
Empreendedorismo online: como empreender na internet
Para compreender a importância do empreendedorismo na internet, precisamos pensar da seguinte forma:
Antigamente, como as pessoas buscavam por soluções para dúvidas ou problemas? No boca a boca. Pediam sugestões para familiares ou amigos e, assim, buscavam os negócios e empresas que lhes foi indicado.
Hoje em dia a forma mais rápida e precisa de conseguir essas informações é por meio da internet. Mas é preciso ter em mente que não é somente criar um site que os resultados começam a aparecer.
Pesquisas indicam que mais de 75% da população não sai da primeira página do Google. Ou seja, se o seu negócio não está bem posicionado, as chances de clientes em potencial te acharem são praticamente nulas.
Vejamos o seguinte exemplo:
Um consultório odontológico especializado em lente de contato dental possui ótimos preços de procedimento. No entanto, ele não utiliza estratégias auxiliadoras na retenção e conversão de clientes. De nada adianta ofertar um produto de qualidade se o seu negócio não é visto e notado pelas pessoas, não é mesmo?
Para que isso não aconteça, existem ferramentas e estratégias que, quando colocadas lado a lado, conseguem trazer grandes resultados a médio e longo prazo.
Marketing Digital
Podemos definir Marketing Digital como um conjunto de estratégias que visa atrair, converter e reter clientes para um determinado negócio ou empresa.
Diferente do Marketing tradicional, que visa atingir um número amplo de pessoas, o Marketing Digital fala diretamente com o público-alvo desejado. Ou seja, aqueles usuários que estão buscando por soluções e produtos que a sua empresa oferece.
Como o próprio nome já diz, essa estratégia é realizada dentro do ambiente digital. Ela utiliza ferramentas como redes sociais, produção de conteúdos e sites para que a empresa se aproxime do público e fique bem posicionada nos motores de busca como Google e Bing.
Como aplicar a estratégia?
Pensando no que foi dito anteriormente, separamos algumas estratégias de Marketing Digital para empreender na internet. Confira:
Crie um blog
Para atrair e reter clientes qualquer empresa precisa de credibilidade perante a visão do público, certo?
Criar conteúdos ricos em informação que sejam capazes de sanar dúvidas e questionamentos de usuários é um passo fundamental para que isso seja realizado de forma precisa.
Dessa forma, é possível atrair milhares de usuários que estejam interessados sobre o assunto em questão.
Vejamos da seguinte forma:
Um consultório odontológico visa atrair mais pacientes por meio de conteúdos ricos e consistentes sobre diversos tipos de tratamento. Dessa forma, é possível abordar temas variados que captem a atenção do leitor (que de certa forma, já se demonstrou interessado sobre o conteúdo em questão).
Artigos sobre clareamento dental, lente nos dentes, bem-estar, qualidade de vida, dicas de alimentação e saúde bucal são muito bem-vindos!
Além de reter a atenção daquele usuário, você ganha credibilidade no assunto, fazendo com ele sinta segurança em fazer um tratamento em sua clínica. Dessa forma, é necessário apostar em conteúdos ricos, informativos e explicativos.
Aposte nas redes sociais ao empreender na internet
Pense nas redes sociais como o braço direito do Blog. Afinal, elas são o cartão de visita da sua empresa. Visto isso, é necessário um investimento nessas ferramentas para que novos clientes possam ser atraídos.
A vantagem é que a divulgação pode ser feita de forma paga, mas também orgânica e ter alto alcance. Isso porque, nas redes sociais, é possível compartilhar conteúdos e publicações.
Assim, pode-se utilizar as plataformas para criar um relacionamento mais íntimo com clientes e potenciais clientes. Ou seja: compartilhe publicações informativas e explicativas, aposte em textos curtos que aguce a criatividade do leitor a ponto dele querer visitar o seu Blog ou site.
Utilize as hashtags em suas publicações para que os conteúdos apareçam para mais pessoas que já buscam assuntos parecidos. Utilizando o exemplo da clínica odontológica, aqui vai uma possibilidade de estratégia:
Em um post sobre clareamento dentário, explique brevemente sobre os seus benefícios, coloque fotos de procedimentos já realizados em sua clínica e faça o uso de hashtags com palavras-chave como “clareamento consultório”.
Otimize conteúdos
Por mais que criar conteúdos informativos e explicativos seja imprescindível dentro de uma estratégia de Marketing Digital, só isso não é o bastante.
Para auxiliar mais ainda no processo de posicionamento orgânico, é preciso utilizar técnicas de SEO e otimizar conteúdos.
A técnica de Search Engine Optimization (SEO), também conhecida como Otimização de Mecanismos de Busca, se baseia na melhoria da configuração do conteúdo, para que de fato, ocorra o posicionamento da publicação nos buscadores da melhor forma possível.
Um exemplo de SEO bastante comum é o seguinte: todos os conteúdos necessariamente precisam conter palavras-chave. Mas afinal, o que são palavras-chave?
Palavras-chave, também conhecidas como keywords, são os termos que os usuários utilizam ao fazer uma busca no Google. Dessa forma, o conteúdo em questão deve contar com essa palavra-chave, para que a sua visualização pelo usuário aconteça de forma precisa.
Por exemplo: textos e artigos que possuem o termo “quanto custa um implante dentario” ficarão muito melhor posicionados para aqueles internautas que fizerem pesquisas com a mesma keyword.
Na verdade, a escolha dessa palavra já deve ser feita com base na frequência dessas pesquisas, delimitando para quem os conteúdos poderão aparecer.
Mas atenção! Não basta apenas jogar a palavra-chave no texto, pois é preciso que ela tenha coerência com o assunto abordado. Neste caso, precisamente, o conteúdo deverá falar sobre implantes dentários.
Considerações finais
Empreender nem sempre é uma tarefa fácil. O processo é longo, entretanto, apostando nas ferramentas e estratégias certas e de forma coesa, com certeza os resultados irão surgir.
Por esse motivo, não deixe de colocar essas dicas em prática para empreender na internet da melhor forma possível!
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