Pulpite: o que é, sintomas e tratamentos
- 642 Views
- Redação RS
- 13 de julho de 2022
- Saúde
Você já ouviu falar em pulpite? Esse nada mais é do que uma patologia bucal, que pode causar muitos problemas e sintomas, como dores e inchaços nos tecidos da boca. Além disso, a maioria das doenças bucais pode ser um caminho de entrada para outros incômodos.
Neste conteúdo, iremos descobrir o motivo pelo qual é necessário sempre ficar atento à saúde bucal, uma vez que, muitas patologias podem influenciar o bem-estar dos tecidos da boca, não só as doenças mais conhecidas como a cárie.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre pulpite, bem como as principais características, causas, sintomas e o motivo pelo qual você deve se preocupar com a pulpite e procurar um dentista periodontia.
O que é a pulpite?
Para compreender de fato qual o risco dessa patologia, primeiro é necessário entender suas características. Primeiramente, é necessário saber que a pulpite nada mais é do que um tipo de inflamação, assim como a gengivite.
Entretanto, a pulpite por sua vez é uma inflamação que atinge a polpa do dente, um tecido com vários nervos e vasos sanguíneos situados no interior dos dentes. Dessa forma, uma vez inflamado, o fluxo de sangue acaba sendo maior, questão que provoca dores intensas nos dentes.
Além disso, essas dores podem acabar piorando com estímulos, como, por exemplo: mastigação ou ingestão de bebidas e alimentos quentes ou frios, fazendo com que seja necessário que o paciente busque por um consultório odontológico com urgência.
Quais as causas da pulpite?
Para quem quer fugir dessa patologia é necessário se atentar às causas do problemas. Leia a seguir quais são as principais delas:
- Cárie avançada;
- Restaurações de grandes dimensões;
- Doença gengival avançada;
- Bruxismo.
Essas causas listadas acima levam a polpa do dente a acabar inflamada. Essa, por sua vez, que se encontra no interior do dente, por não possuir espaço para expandir, devido à inflamação acaba fazendo pressão sob o dente, o que causa a dor.
Outra coisa importante de levar em consideração, quando se trata desse problema é que, independentemente da causa, uma polpa inflamada é sinônimo de várias bactérias por dentro do dente que podem até mesmo causar inchaço.
Dessa forma, a medida que a inflamação piora, muitas vezes pela falta da procura de um dentista especializado em canal, o osso rodeando o dente pode ficar infectado e criar um abscesso, que é um acúmulo de pus numa cavidade, questão que leva à destruição dessa estrutura.
Quais os sintomas da pulpite?
Uma das principais características dessa doença é que ela pode ser 8 ou 80, ou seja, provocar muita dor ou ser assintomática.
Os casos assintomáticos podem ser perigosos, uma vez que, sem uma avaliação de um profissional, não é possível identificar a doença.
Nos casos em que a patologia apresenta sintomas, é possível sentir dores intensas, principalmente quando o paciente que sofre com a doença precisa mastigar ou ingerir substâncias que podem ser frias ou quentes.
Outro sintoma possível da pulpite é o inchaço da própria região ao redor do dente.
Alguns dos principais sintomas de uma inflação, levando o paciente a procurar um dentista de canal, são:
- Dentes sensíveis;
- Dentições com aspecto inchado;
- Superfície bucal sensível;
- Sensação de latejamento próximo aos dentes.
Qualquer incômodo merece atenção, logo, ao identificar dores na cavidade bucal, consulte o dentista para um diagnóstico apropriado.
Como é realizado o tratamento da pulpite?
Para tratar essa e outras patologias bucais, a primeira questão é procurar um especialista no assunto, que pode ser um dentista de sua confiança.
Vale lembrar que esse e outros problemas podem acontecer em crianças, portanto, também é válida a busca por um dentista infantil.
Isso porque, para realizar o tratamento adequado é necessário a avaliação de um bom profissional, pois somente eles podem avaliar o caso e passar o melhor tratamento e o mais adequado diante de características e peculiaridades da saúde bucal individual.
Entretanto, é possível afirmar que existem tratamentos que normalmente são realizados para solucionar a pulpite, chamados de tratamentos mais comuns, que nesse caso é o canal.
Esse por sua vez, que nada mais é do que um tratamento endodôntico, consiste na remoção da polpa dental, estrutura responsável pela vitalidade do dente. É justamente nesse espaço que pode-se encontrar, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.
Quando houver necessidade da remoção dessa estrutura, que poderá estar sadia ou infectada, o espaço existente será limpo, instrumentado e preenchido por um material obturador para que o paciente não venha a sentir mais dores e os sintomas causados por esse tipo de tecido, que até então estava doente.
Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Aprenda a cuidar bem dos seus dentes em casa
- Aprenda a cuidar bem dos seus dentes em casa - RS Casa em Flúor dental: entenda os principais benefícios
- Flúor dental: entenda os principais benefícios - Revista em sua Casa em Procedimentos estéticos e a odontologia
- 8 benefícios de ter um site imobiliário - Revista em Sua Casa em Dicas de como empreender na internet
- Marketing Business to Business: o que você precisa saber em Dicas de como empreender na internet
- O câncer de pele pode voltar? - Revista em Sua Casa em Descubra quem não pode fazer rinoplastia