Quais as possibilidades de gravidez após a laqueadura?
- 383 Views
- Redação RS
- 12 de maio de 2021
- Saúde
A laqueadura é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo realizar a esterilização definitiva, ou seja, tornando a mulher incapaz de reproduzir e ter filhos. Contudo, esse tipo de decisão deve ser tomada com muita cautela e consciência, visto que hoje muitas mulheres sofrem e entram em depressão após passar pelo procedimento e compreender que não poderão ter mais filhos.
Neste caso, muitas mulheres se desesperam por não saber se há algum procedimento para reversão de laqueadura, e a resposta é que: existe sim, a reversão de laqueadura e, mesmo não sendo um processo simples, em 80% dos casos ela pode ser feita.
Como funciona a reversão de laqueadura?
Como citamos, é possível realizar a reversão do procedimento, porém é preciso que as trompas estejam completamente preservadas e a tuba uterina não esteja dilatada. Caso tudo esteja bem, é feita uma cirurgia por meio de uma laparoscopia, onde são efetuados pequenos cortes para a inserção de instrumentos e microcâmera que ajudam no religamento das trompas da mulher, procedimento parecido com a vasectomia.
Geralmente, a cirurgia de reversão de laqueadura dura em torno de duas a quatro horas e é direcionada para mulheres que desejam engravidar novamente. Vale ressaltar que para realizar esse tipo de procedimento o profissional leva em consideração a idade da mulher, uma vez que esse dado vai influenciar na taxa de sucesso da reversão.
É possível engravidar após a reversão?
A hipótese de a mulher engravidar vai depender muito da sua idade, da qualidade do sêmen do parceiro, da reserva ovariana e da técnica utilizada para fazer a reversão de laqueadura. Após identificar e entender que todos esses estágios estão alinhados, após 30 dias da realização da reversão da laqueadura, a fertilização da mulher já volta ao normal e pode ser considerada para iniciar o processo da concepção.
O tempo estimado para a paciente conseguir engravidar entre 6 a 12 meses, sendo que as chances dela voltar engravidar após a reversão é de 40%. Já as mulheres com menos de 35 anos, tem 80% de chances de sucesso.
A reversão possui algum risco à mulher?
Infelizmente existe um risco após a reversão de laqueadura, que pode ser a ocorrência da gravidez ectópica, ou seja, quando a mulher tem uma gestação fora do útero, visto que vai depender do tamanho da trompa que foi feito o procedimento ou o comprimento final da tuba uterina. Segundo dados, existem 20% de chances de a mulher ter uma gravidez ectópica.
O recomendado após a reversão de laqueadura é consultar um médico para que ele solicite alguns exames, inclusive para o parceiro verificar se existe algum risco e se há a possibilidade de engravidar novamente.
O recomendado é que antes de optar pela laqueadura a paciente consulte um médico para entender quais outros métodos contraceptivos a longo prazo e, que também são altamente eficientes e facilmente reversíveis, assim como o implante hormonal e o DIU (dispositivo intrauterino), que também trazem bastante segurança para que não ocorra uma gravidez até por 10 anos.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Entenda o que é indução da ovulação
- Aprenda a cuidar bem dos seus dentes em casa - RS Casa em Flúor dental: entenda os principais benefícios
- Flúor dental: entenda os principais benefícios - Revista em sua Casa em Procedimentos estéticos e a odontologia
- 8 benefícios de ter um site imobiliário - Revista em Sua Casa em Dicas de como empreender na internet
- Marketing Business to Business: o que você precisa saber em Dicas de como empreender na internet
- O câncer de pele pode voltar? - Revista em Sua Casa em Descubra quem não pode fazer rinoplastia