Se eu não sentir dor, o treino não foi bom?
Muitos acreditam que sentir ou não dor pós exercício pode determinar a qualidade do treino, mas na verdade a dor pós-treino é uma reposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos, e pode ocorrer com menos frequência simplesmente porque o corpo se acostuma.
Portanto a dor não é base confiável para medir o seu progresso, e se você for sempre em busca dela pode acabar ganhando uma lesão. O importante para avaliar o seu progresso nos treinos é fazê-lo corretamente, com estímulos, progresso de cargas, aumento de repetições e da intensidade.
O Suor é indicativo de perda de gordura?
Se eu suar bastante durante o treino, vou estar queimando gordura? Nada disso!
A função do suor é equilibrar a temperatura do corpo quando ele está aquecido. Por isso, durante treinos intensos, as pessoas suam mais. O suor leva o organismo a perder água e sais minerais, e só isso.
Perder calorias extras é a consequência de vários fatores que, juntos, vão reduzir a gordura. Uma dieta de baixas calorias, associada a exercícios físicos, atividades aeróbicas são ideais para isso.
Devo tomar Whey logo após o treino
Um mito muito comum é achar que precisamos tomar um shake de whey imediatamente após o treino, visando maximizar os resultados. Mas isso é realmente necessário?
Um estudo comparativo que usou shakes ingeridos imediatamente após o treino (Tipton – 2001), contra shakes ingeridos uma hora após o treino (Rasmussen – 2000) teve resultados surpreendentes: O shake ingerido imediatamente no pós-treino resultou em uma síntese protéica 30% menor do que naquelas pessoas que esperaram uma hora.
Se você usa é adepto do shake logo após o treino, não há razão para suspender o uso. O que devemos nos lembrar é que não existe refeição ou suplemento obrigatório que deve ser ingerido logo após o treino. A dieta como um todo será sempre mais importante para medir e avaliar os resultados.
O Consumo elevado de proteína faz mal aos rins?
Este mito surgiu quando médicos descobriram que o consumo elevado de proteínas piorava a função renal em pacientes com doenças pré-existentes, e a imprensa também fortaleceu este mito.
Porém esses comentários devem ser colocados dento de um contexto, onde a verdadeira questão é se a pesquisa em indivíduos saudáveis apoia essa idéia.
Uma pesquisa realizada com bodybuilders e atletas de alto nivel, publicada no International Journal of Nutrition & Exercise Metabolism, concluiu que a ingestão de 2,8gr proteína por quilo de peso não prejudicou a função renal desses atletas. Essa pesquisa é importante, uma vez que os fisiculturistas são o grupo de pessoas que mais consomem proteínas.
Analisando os estudos sérios sobre ingestão proteica e saúde renal, não foi possível estabelecer uma relação direta entre uma ingestão elevada de proteínas e o prejuízo na saúde renal de indivíduos saudáveis.
A ingestão proteica ideal irá depender de diversas características individuais e da fase de treinamento em que o indivíduo se encontra. Portanto, consulte sempre um nutricionista esportivo e respeite a sua individualidade biológica.
Por fim, se você tem algum problema nos rins, logicamente deve ter cuidado com a quantidade de proteína que consome. Mas se você for saudável, não tem por que se preocupar.
Só vou conseguir emagrecer fazendo exercícios aeróbicos?
Aeróbicos com certeza são importantes, tanto para auxiliar a perda de gordura como para a saúde cardiovascular, mas o que decidirá se você vai perder gordura ou não, é a sua ingestão de calorias, que deve ser inferior ao seu gasto diário (déficit calórico). Se a ingestão for correta, mesmo sem praticar atividades aeróbicas, você vai eliminar gordura e perder peso.
O que devemos saber é que o aeróbico não é uma regra para você perder gordura e sim a dieta como um todo, portanto se você faz aeróbico e não está conseguindo observar nenhuma mudanças em relação à seus objetivos, muito provável que a sua dieta não esteja adequada.
Abdominais, preciso treinar todos os dias?
Conquistar um abdômen trincado é um objetivo de muitos praticantes ou não da musculação. Isso faz com que grande parte das pessoas exagere na quantidade de exercícios abdominais.
A função primária da região abdominal (oblíquos, reto abdominal e transverso do abdômen) é permitir que os membros se comuniquem harmoniosamente na estabilização da postura corporal e transmissão de força durante movimentos sem sobrecarregar músculos ou articulações específicas.
Então, é necessário treinar abdominais todos os dias?
O abdômen é uma região com diferentes músculos e, como qualquer outro músculo, necessitam de descanso entre estímulos.
Se você não permite o músculo descansar ele não vai gerar adaptações necessárias (aumento de força ou área de secção transversa) podendo deixá-lo em estado de grande fadiga para sustentação do corpo em situações comuns.
Além disso o fortalecimento excessivo de um músculo ou região sobre outros(as) resulta em desequilíbrio de cadeias cinéticas nos movimentos complexos.
Vale lembrar também que quando você faz um treino pesado de membros inferiores você está a todo instante recrutando a musculatura do abdômen.
Portanto, para os viciados em barriga tanquinho, não é necessário realizar milhares de exercícios abdominais toda semana, você pode acabar sobrecarregando seus músculos e prejudicando seu rendimento. Uma recomendação é treinar esta musculatura com 2 a 3 exercícios adicionais em dias que você já estimulou o abdômen durante o treino principal.
O mito da queima de gordura localizada
O mito da queima de gordura localizada é sem dúvidas um dos mais comentados que existe.
A queima de gordura localizada pode acontecer se sua genética for predisposta a eliminar gordura em locais específicos, caso contrário não importa a quanto exercício localizado você fizer, a gordura não vai sumir. Isso porque o músculo trabalhado não tem ligação com a gordura que o cerca.
Quando queimamos gordura, a sua eliminação ocorre de uma maneira geral e não em locais específicos, independente de quanto abdominal ou exercícios específicos feitos.
Quer uma maneira efetiva de eliminar gordura em uma área específica? Foque-se na dieta e na diminuição do seu percentual de gordura de uma maneira geral, só assim você alcançará a tão sonhada queima de gordura localizada.
Comments (3)
Jorge
26 maio 2020Perfeitamente assim.
O ideal é sempre buscar profissionais para auxiliar nos treinos e também nas dietas. Ótimo conteúdo 🙂
Os cuidados e dicas essenciais para o seu pré-treino - Revista em Sua Casa
28 maio 2020[…] o que comer antes do treino é tão importante quanto à hidratação. O ideal é consumir carboidratos mais leves como a batata-doce, tapioca, mandioca e frutas. As […]
Dieta Low Carb: o que é, benefícios e dicas - RS Casa
22 jun 2020[…] Gostou de nossas dicas? Leia também: Os 7 mitos sobre treino e dieta que você precisa saber […]