10 dicas para se recuperar da cirurgia de lipoaspiração
- 394 Views
- Redação RS
- 10 de maio de 2021
- Saúde
A cirurgia de lipoaspiração é um processo da medicina estética que está cada vez mais em alta. No entanto, sempre que alguém deseja realizar uma intervenção cirúrgica, é preciso antes avaliar quais são os cuidados e necessidades durante o período pós-operatório. Em geral, é preciso seguir alguns cuidados, sempre com orientação médica.
No caso da cirurgia de lipoaspiração, realizar um pós-operatório cauteloso e eficaz impacta diretamente nos resultados que o procedimento pode trazer para o paciente. O organismo precisa se recuperar da intervenção cirúrgica, independentemente da região do corpo que passou pelo procedimento. Só assim é possível atingir o objetivo do procedimento médico e estético.
Dicas para o pós-operatório na cirurgia de lipoaspiração
Dica 1: cuide do edema
É comum que ocorra um edema ou inchaço depois da cirurgia de lipoaspiração. O processo inflamatório é causado pelos traumas sofridos no tecido presente no local da intervenção cirúrgica. Além disso, o grande uso de soro fisiológico aplicado na gordura auxilia para que este inchaço apareça.
Para lidar com essa reação do corpo, o paciente pode:
- Utilizar uma cinta de compressão;
- Usar corretamente os medicamentos anti-inflamatórios indicados pelo seu médico;
- Manter o corpo hidratado, consumindo bastante água;
- Investir em uma dieta balanceada;
- Fazer drenagem linfática manual.
Dica 02: repouso
Ainda que muitas pessoas pensem o contrário, a recuperação da lipoaspiração é bem rápida. O tempo recomendado para retomar as atividades cotidianas costuma variar de acordo com a extensão da área operada, e o tempo de repouso a ser respeitado deve ser o recomendado pelo médico.
O repouso inicial e de apenas alguns dias, indicados pelo cirurgião, em que é necessário limitar os movimentos da região operada.
Dica 03: entenda que algumas dores são naturais
Seu corpo apresentará algumas dores e desconfortos, mas não se desespere: isso é comum. Afinal, seu corpo sofreu uma agressão e está se recuperando. Alguns hematomas podem surgir pelo corpo e as dores, em geral, não costumam ser intensas. Mantenha o diálogo com seu médico e faça uso da medicação prescrita pelo profissional.
Dica 04: cinta pós-cirúrgica
A malha elástica é responsável por promover uma pressão na região operada e ajudar no posicionamento do tecido no local correto. Ela deve ser usada, em média, por 30 dias.
O uso dessa cinta pós-cirúrgica é muito importante, já que a lipoaspiração faz com que a gordura seja aspirada através de uma cânula. Após o procedimento, a região fica vazia, e para que a cicatrização seja eficaz, o espaço precisa ser eliminado.
Dica 05: drenagem linfática
Invista em sessões de drenagem linfática com um profissional capacitado para melhorar o inchaço e diminuir a chance de fibroses. Seu corpo apresentará inchaços e hematomas decorrentes do acúmulo de líquidos. As sessões de drenagem ajudarão a aliviar esses efeitos, reduzir a dor e a acelerar a cicatrização.
Dica 06: higiene
O primeiro banho depois da lipoaspiração deve ser morno e com um banco por perto. As tonturas são recorrentes no primeiro dia, e podem surgir também náuseas e queda de pressão. Neste caso, o ideal é ficar de repouso por até a melhoria, que leva em torno de cinco minutos.
Dica 07: curativos
Os curativos são comuns em um pós-operatório, e variam de acordo com cada caso. Siga as orientações do seu médico e lave as cicatrizes com água e espuma de sabonete.
Dica 08: cuidado com as cicatrizes
Para se livrar de cicatrizes visíveis, evite fatores que interfiram na aparência delas. Durante o pós-operatório, não fume e evite ficar exposto à luz solar, ao menos durante um mês. E durante os dois primeiros meses, evite fazer esforços físicos ou carregar peso.
Dica 09: atividade física
As cicatrizes levam em média 45 dias para apresentarem uma força razoável. Espere pelo menos 10 dias para realizar ginástica ou exercícios que provoquem compressão sanguínea.
Dica 10: siga as orientações médicas
Mas, em primeiro lugar e o mais importante, siga todas as orientações que o seu médico passar para que o seu pós-operatório seja sem complicações e a recuperação seja rápida e exitosa.
Gostou do nosso conteúdo sobre como se recuperar da cirurgia de lipoaspiração? Então leia também: Dieta Low Carb: o que é, benefícios e dicas
- Aprenda a cuidar bem dos seus dentes em casa - RS Casa em Flúor dental: entenda os principais benefícios
- Flúor dental: entenda os principais benefícios - Revista em sua Casa em Procedimentos estéticos e a odontologia
- 8 benefícios de ter um site imobiliário - Revista em Sua Casa em Dicas de como empreender na internet
- Marketing Business to Business: o que você precisa saber em Dicas de como empreender na internet
- O câncer de pele pode voltar? - Revista em Sua Casa em Descubra quem não pode fazer rinoplastia