Como a fertilização in vitro evoluiu?
- 389 Views
- Redação RS
- 12 de maio de 2021
- Saúde
A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de reprodução humana que revolucionou a área, viabilizando que casais que previamente não poderiam conceber um filho voltassem a ter chances de uma gestação bem-sucedida.
A técnica de fertilização in vitro surgiu na Inglaterra em 1978, sendo que no Brasil, o primeiro tratamento de FIV aconteceu em 1984.
Como funciona a fertilização in vitro?
A fertilização in vitro consiste em um tratamento no qual os gametas masculinos e femininos são coletados clinicamente. Nos homens a coleta ocorre por masturbação e nas mulheres por indução ovariana seguida de punção para coleta dos folículos.
Em seguida, os gametas são reunidos em uma solução em laboratório para que ocorra a fecundação em ambiente controlado. Após a fecundação, os especialistas acompanham o desenvolvimento embrionário, sendo que atualmente a transferência para o útero costuma acontecer quando se atinge a fase de blastocisto, no 5.º ou 6.º dia após a fecundação.
Com a transferência nesse período aumentam-se as chances de sucesso do tratamento, resultando em uma gestação viável e saudável.
Quais as principais transformações na fertilização in vitro?
Após mais de 40 anos desde o primeiro tratamento de fertilização in vitro é possível verificar que houve diversos avanços científicos e médicos para aprimorar a técnica e as taxas de sucesso dos ciclos de FIV.
A seguir conheça 4 técnicas que transformaram a fertilização in vitro nas últimas décadas, aproximando casais do sonho da maternidade e paternidade.
ICSI
A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) surgiu em 1992, mas só se tornou mais difundida após os anos 2000. Trata-se de uma técnica na qual a fertilização in vitro é realizada com a inserção de um único espermatozoide selecionado em laboratório dentro do óvulo.
O ICSI é recomendado para aumentar as chances da FIV em casos de fatores de infertilidade masculinos, pois, permite selecionar o espermatozoide de acordo com sua qualidade, o que aumenta as chances de sucesso da fecundação.
Vitrificação
Outro avanço nos tratamentos de fertilização in vitro consiste no congelamento de gametas ou embriões por vitrificação. Nessa técnica, o embrião chega a temperaturas extremamente baixas rapidamente, o que aumenta as chances de sucesso em decorrência da preservação da qualidade dos embriões. Essa técnica começou a ser usada no Brasil em 2005.
Assisted-Hatching
O Assisted-Hatching é outra técnica cujo objetivo é elevar as chances de sucesso, implantação do embrião em tratamentos de fertilização in vitro. Um dos motivos para falha na implantação é a dificuldade de o embrião romper a zona pelúcida que envolve o embrião.
Sem romper essa fina camada, o embrião não implanta no útero. O Assisted-Hatching consiste na técnica para romper, de forma assistida, a zona pelúcida, facilitando a saída do embrião e a implantação dele útero.
Transplante de útero
Outro tratamento recente que pode contribuir no sucesso de procedimentos de FIV é o transplante de útero. Essa técnica inovadora foi realizada pela primeira vez na Suécia, em 2014, sendo que uma mulher doou o útero para uma amiga de 61 anos que queria conceber um filho.
A técnica foi realizada no Brasil em 2017 pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (USP), mas nesse caso se utilizou um útero transplantado de cadáver, opção até então inédita no mundo.
Portanto, técnicas como o ICSI, vitrificação, Assisted-Hatching e transplante de útero estão entre aquelas que contribuem para evolução dos tratamentos de fertilização in vitro e crescente aumento das taxas de sucesso.
Gostou de nosso conteúdo? Então leia também: Principais dúvidas sobre fertilização para casais homoafetivos
- Aprenda a cuidar bem dos seus dentes em casa - RS Casa em Flúor dental: entenda os principais benefícios
- Flúor dental: entenda os principais benefícios - Revista em sua Casa em Procedimentos estéticos e a odontologia
- 8 benefícios de ter um site imobiliário - Revista em Sua Casa em Dicas de como empreender na internet
- Marketing Business to Business: o que você precisa saber em Dicas de como empreender na internet
- O câncer de pele pode voltar? - Revista em Sua Casa em Descubra quem não pode fazer rinoplastia