A grande exposição ao estresse no ambiente profissional podem levar ao colapso físico-mental. Conheça a Síndrome de Burnout
Você já se sentiu cansado e estressado? Acredito que todos nós temos seus altos e baixos no mundo profissional. Porém cultivar tais situações podem ser muito prejudicais a saúde. A síndrome de Burnout vem afetando diversos profissionais que podem, em casos extremos, levar a depressão e até mesmo a morte.
Entenda esta síndrome e como ela pode estar afetando sua vida profissional ou da sua equipe. Neste artigo você irá ver:
- O império do agora e sua contribuição ao estresse
- Síndrome de Burnout, o que é?
- O que posso fazer por mim e minha equipe?
Espero que aproveite a leitura!
O império do agora e sua contribuição para o estresse
“Não existe mais tempo de espera” tudo é pra ontem!
No dia-a-dia, em nossas jornadas de trabalho e até mesmo em nossas casas, somos domesticados no império do agora. Ele acontece de forma subliminar, ao estouramos a pipoca em 3 minutos, quando não suportamos os comercias ou mandamos uma mensagem e afoitamente aguardamos o retorno.
Aliás tudo passou a ser mais rápido. Nos locomovemos mais rápido, encontramos informações sobre qualquer lugar do mundo em segundos. Se um vídeo não carrega ou um relatório demora para fazer upload, é sinônimo de raiva. De certa forma, transpomos essa velocidade para nossas mentes, através de cobranças excessivas de si mesmo no ambiente profissional e outras áreas pessoais.
Situações que envolvem muito estresse contribuem para a síndrome
Vivemos em um mundo que transpira estresse, no trânsito, nas relações pessoais, no trabalho e nas escolas. E infelizmente, todos os dias novos adeptos se juntam a esta cultura. Não é possível retroceder toda uma sociedade, portanto é imprescindível aprender a conviver com ele.
O que é síndrome de Burnout?
Conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, foi notada em 1970 pelo psicanalista Freudenberger que a descreveu como:
(..) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.
A dedicação exagerada ao trabalho, apesar de ser uma das característica marcantes da síndrome, não é a única. O indivíduo começa medir sua autoestima com o sucesso e desempenho no trabalho. Esta satisfação e prazer termina quando ele não se sente reconhecido, transformando o desejo de se afirmar no trabalho em uma obstinação e compulsão.
Sintomas cada vez mais agravantes com o progresso da síndrome.
A síndrome de Burnout geralmente ocorrem em profissões que exigem o contato direto com pessoas. Tais como, atendentes de telemarketing, médicos e enfermeiros, gestores de projetos e recursos humanos, motoristas de ônibus, policiais, recepcionistas, assistentes sociais, professores, dentre outras.
Sintomas da síndrome de Burnout
Ao longo dos estágios, podemos visualizar os seguintes sintomas no indivíduo:
- A necessidade de demonstrar que é capaz de realizar o trabalho;
- Dedicação intensa – Querer fazer tudo sozinho e a qualquer momento do dia, imediatismo;
- Perda de interesse nas necessidades pessoais – comer, dormir e lazer começam a ficar sem sentido;
- Negação de problemas – A opinião alheia é desconsiderada e todos em sua volta começam a ser inferior ao seu desempenho, limitando os contatos sociais e dando lugar ao cinismo e agressividade;
- Mudanças evidentes de comportamento – Dificuldade de aceitar brincadeiras com bom senso e humor, evitar diálogos e preferir meios digitais de contato;
- Depressão – Tudo começa se tornar desgastante e exaustivo. Marcas de indiferença e desesperança aparecem, junto com o vazio interno e a vida perde o seu sentindo;
Por fim, chega a síndrome de burnout, que ocorre o colapso físico e mental do indivíduo. Neste ponto, o acompanhamento médico e psicológico é de extrema urgência.
Vale ressaltar, que síndrome de burnout é vista como uma doença relacionada com trabalho, ou seja, um acidente de trabalho respaldado pela lei.
O que posso fazer por mim e minha equipe?
Muitas da vezes o ambiente de trabalho é um verdadeiro caos. A falta de estrutura para realizar as demandas laborais, os conflitos entre clientes e/ou colaboradores internos e a instabilidade de permanecer na empresa, contribuem para que ocorra o estresse. Como já sabemos, ele é o carro chefe da síndrome de burnout.
Promover um ambiente em que o os funcionários se sintam seguros e valorizados, com metas realistas e não “superestimadas” podem ser um bom começo para ter uma empresa sustentável. Investir em softwares de gestão online para facilitar o trabalho do RH, incentivar as pausas para ir na sala de lazer ou simplesmente tomar um “ar fresco” e saber ouvir os feedbacks, fazem toda diferença.
Atitudes como estas proporcionam um ambiente de trabalho sadio e prazeroso.
O clima organizacional tem grande impacto sobre os funcionários, como anda na sua empresa?
Como funcionário, aprender a equilibrar a vida pessoal-profissional é imprescindível. Por isso sempre aproveite as oportunidades para sair com os amigos, colegas de trabalho para um happy hour ou um lazer com a família. Tenha um hobbie e pratique atividade física. Esta é uma excelente receita para diminuir o estresse e viver melhor.
Conclusão
A Síndrome de Burnout existe e infelizmente afeta milhares de brasileiros. Caso note que algum de seus colegas de trabalho demonstra tal nível de exaustão ou até mesmo você passando por isso, procure seu gestor e ajuda médica. Aliás, a saúde é uma só.
Já vivenciou alguma situação no seu ambiente de trabalho relacionado a síndrome de Burnout? Deixe nos comentários e compartilhe suas experiências, elas podem contribuir com alguém.
Se achou nosso artigo importante, não deixe de compartilhar nas redes sociais. A informação pode evitar grandes mazelas.
Até a próxima,
Comments (3)
Autoestima: entenda sua importância na vida social
06 jul 2020[…] Leia também: O que é a Síndrome de Burnout e como evitá-la […]
Como se sair bem na gestão de negócios durante a pandemia?
24 set 2020[…] Gostou de nossas dicas sobre gestão de negócios? Leia também: O que é a Síndrome de Burnout e como evitá-la […]
Como escolher materiais de escritório sustentáveis
18 jan 2021[…] Leia também: O que é a Síndrome de Burnout e como evitá-la […]