Como se sair bem na gestão de negócios durante a pandemia?
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- Redação RS
- 24 de setembro de 2020
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- Negocios
A pandemia mudou profundamente o dia a dia da gestão de negócios de diversos segmentos. Mantê-los de pé em meio a restrições e medidas de isolamento se tornou um desafio. Gestores de todo o país tiveram que adaptar as dinâmicas de trabalho e mudar a logística administrativa de seus negócios.
Entretanto, apesar desse cenário um tanto quanto caótico alguns negócios encontraram meios de sobreviver a crise. Além disso, alguns deles viram nessa situação uma oportunidade de reavaliar e otimizar suas operações.
Continue lendo para saber como você pode fazer o mesmo!
Invista no digital para a gestão de negócios
Essa é uma dica que vale para qualquer momento, mesmo depois que a pandemia passar. Hoje em dia é quase impossível gerir um negócio sem a internet e suas ferramentas, principalmente as redes sociais.
Além de serem um ótimo canal de relacionamento e captação de novos clientes, as redes sociais são indispensáveis para expandir o e-commerce da sua empresa.
Sendo assim, o momento atual é uma oportunidade de você incrementar suas estratégias de negócio voltadas para a internet. Invista em recursos para ganhar mais seguidores e faça um plano de marketing digital para divulgar a sua marca.
Aposte no uso de diferentes redes sociais, como Facebook e Instagram (desde que elas sejam usadas pelo seu público). Não se esqueça de mesclar conteúdos em diferentes formatos, como stories, videos mais longos, textos e artes gráficas.
Lembre-se também de criar perfis comerciais, pois eles oferecem alguns recursos específicos para a venda e exposição de produtos e serviços.
Como o Marketing digital pode ser colocado em prática?
Para ilustrar melhor como o Marketing nas redes sociais pode ser feito, imagine a seguinte situação:
Uma clínica odontológica passou a atender apenas casos de emergência, o que diminuiu muito a sua receita mensal.
Por se tratar de um serviço ligado à saúde ela não pode vender tratamentos pela internet, mas pode divulgar-se para atrair mais clientes para o futuro.
Assim, sua equipe investiu pesado na divulgação nas redes e no blog da clínica. Eles começaram a produzir conteúdos criativos para tirar as dúvidas dos clientes e explicar procedimentos. O dentista responsável gravou uma série de vídeos e respondeu perguntas dos seus seguidores.
Um desses conteúdos para o texto do blog falava sobre o aparelho dental transparente. O conteúdo estava tão bem escrito que quando as medidas foram afrouxadas a procura por esse tratamento aumentou.
Além disso, a procura pelo clareamento dental também aumentou, pois a clínica investe em conteúdos sobre tratamentos estéticos – que são muito procurados atualmente.
Isso aconteceu porque eles criar conteúdos para o blog otimizados para que quando as pessoas procurarem no Google por clareamento dental preço achassem o blog da clínica.
Otimize o serviço de atendimento ao cliente
Atualmente a clientela valoriza muito o bom atendimento, seja qual for a situação. No dia a dia corrido é comum que gestores deem menos atenção à relação com o cliente, o que, muitas vezes, pode ser o motivo da perda de vendas.
Quando dizemos que é necessário otimizar o atendimento ao cliente estamos falando de todas as etapas que constituem a compra dos seus produtos ou serviços. Isso inclui a venda, entrega do pedido e a pós-venda.
Por isso, crie um sistema de monitoramento para garantir que todas as entregas em andamento estejam em dia.
Além disso, forneça um bom canal de atendimento. Os clientes precisam ser respondidos rapidamente quando acontecer um problema ou surgirem dúvidas. As redes sociais e chats online são algumas das soluções.
Reduza Custos
Provavelmente essa é a medida mais falada entre os gestores. Por mais que se tente evitar, uma das primeiras coisas a ser feita diante da crise é cortar gastos.
Por isso, respire fundo e analise o seu negócio de ponta a ponta. Veja quais são os custos imprescindíveis para o funcionamento das operações e aqueles que podem ser reduzidos ou cortados de vez.
Possivelmente você até vai descobrir que algumas contas que não precisam ser feitas mesmo em tempos normais.
Com essa análise minuciosa você será capaz de elaborar um plano de contenção bem elaborado capaz de salvar o negócio.
Economize recursos na gestão de negócios
Um dos pontos mais importantes para equilibrar as contas e, ao mesmo tempo, manter um negócio funcionando sem perder a qualidade é economizar recursos.
Nos tempos atuais as vendas diminuíram bastante o que significa que os negócios não precisam operar com toda a sua capacidade.
Por isso, tome medidas para diminuir recursos e gerar economia para a sua empresa. Examine as despesas mensais, como contas de água, energia e insumos.
Outras coisas que você pode fazer é diminuir gastos com anúncio e encontrar formas de gerar lucro extra. Uma boa alternativa é rever os preços dos seus produtos ou passar a vendê-los em marketplaces.
Home office
Por conta das medidas de restrição muitas empresas precisaram transferir algumas das suas atividades para dentro das casas dos colaboradores.
Apesar de ser uma medida inesperada o home office se mostrou uma tendência para o futuro.
O que acontece é que muitas das funções podem ser facilmente feitas em casa. O teletrabalho economiza recursos com infraestrutura, vale transporte, energia e água.
Caso você adote essa modalidade aposte nas plataformas de comunicação à distância e análise de resultados.
Além disso, verifique a infraestrutura disponível nas casas dos seus colaboradores.
Faça dos limões uma limonada!
Essa é provavelmente um dos ditados que mais se aplica ao trabalho de um gestor. Isso porque, os negócios são permeados por imprevistos e obstáculos e, pois isso, é preciso estar preparado para superá-los.
Logicamente, os tempos em que estamos vivendo são atípicos e estão sendo difíceis para todo mundo. Entretanto, não há o que fazer, se você deseja manter o seu negócio de pé vai precisar arregaçar as mangas e buscar novas formas de permanecer funcionando.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a ter novas ideias para passar por esse e outros momentos difíceis nos negócios.
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